domingo, 16 de junho de 2013

SOLO


SOLO

   Estudar solo e compreender a estrutura do solo é algo que foge da compreensão comum, pois estamos em contato todos os dias, mas não relacionamos a sua importância. Porque isso ocorre? Foi isso que aconteceu quando iniciei o trabalho com a horta. O elemento solo estava totalmente desvinculado, os alunos não conseguiam fazer a integração solo e planta. Diante desta constatação iniciou-se o estudo teórico e prático em relação ao:
   1º Estudo teórico  do ciclo das rochas.
   2º Estudo teórico da estrutura geológica.
   3º Estudo prático do solo, comumente expressado terra. Porque terra vermelha e terra preta?
   Os dois primeiros itens, foram fundamentadas nos textos de livros didáticos e explicada na lousa e o último item foi feito somente a visualização da coloração dos solos para estudo de pesquisa posterior.
Veja as imagens abaixo:






PERFIL DO SOLO
    O solo é o resultado da desagregação das rochas , sabendo-se disso os alunos puderam concluir com a observação e analise de dois cortes de barranco e com duas realidades opostas. Veja as imagens abaixo:






EXPERIMENTO 01 - IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS DOS SOLOS: PRETO E VERMELHO. 
      Os alunos receberam os equipamentos necessários para a realização do experimento 01 e em seguida uma porção (quantidade) por igual de terra preta e terra vermelha. De posse desses materiais fizeram a diluição e análise de que porção de terra preta e vermelha teriam maior proporção de materiais orgânicos e inorgânicos. Esse experimento foi realizado dentro da sala de aula e contou somente com a observação sem o uso de nenhum instrumento, só o olhar e a conclusão do grupo. Veja a imagens abaixo:


























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