Durante o processo do desenvolvimento do alface, foi reservado um espaço da área da horta para a decomposição do material orgânico descartado pela cozinha da escola no preparo da merenda como: cascas de chuchus, cascas de batatas, cascas de ovos entre outros, no qual eram lançados no lixo. Após a orientação e conscientização, os alunos e as merendeiras envolvidos no projeto começaram a depositar os materiais orgânicos no local determinado. Desta maneira, foram agregados com estercos de animais gentilmente cedido pelo sr. Samuel . Veja imagens abaixo:
Sr. Samuel |
Sr. Samuel na sua propriedade |
PREPARO DO ESTERCO E O DESCANSO DA TERRA.
Pós colheita o solo ficou descansando, enquanto isso, o esterco estava sendo preparado e constantemente revolvidos pelos alunos. veja as imagens abaixo:
PREPARO DA TERRA PARA O 2º PLANTIO
Os alunos se prontificaram em preparar a terra cavoucando, revolvendo e misturando a terra com o material orgânico curtido. Os materiais (compostagens) foram suficientes para todos os canteiros e finalizaram passando o rastelo para nivelar a terra para o plantio, isso aconteceu no dia 25/03/2013. Veja as imagens abaixo:
2º PLANTIO
O aprendizado deixado pela Dona Bete contribui para que os alunos criassem um meio de organizar o plantio no sentido linear transversal e longitudinal utilizando barbante e bambus, esse método proporcionou espaçamento uniforme dos alfaces nos canteiros e cada aluno das duas salas (8ª série A e 8ª série B) puderam plantar três pés de alface. O plantio ocorreu no dia 27/05/2013 . Veja as imagens abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário