PROJETO HORTA - EE PROF. JOSÉ PAPAIZ
Preocupado em desenvolver um espaço de produção de hortaliças totalmente orgânica e manuseado pelos próprios alunos da Escola Estadual Professor José Papaiz, assim iniciou-se o projeto direcionado por todos os professores como intermediadores, mas o projeto foi proferido por dois professores no planejamento do inicio do ano letivo de 2013, são os professores José Raimundo Amorim de geografia e o professor Romualdo Matos da Silva de português e foram escolhidos duas salas para dar o inicio e em seguida como meta para estender para toda as série da escola, pois a escola atende a comunidade nos três períodos.
vejam os protagonistas do projeto: 8ª série A e 8ª série B
8ª série A |
8ª série B |
O OLHAR
No dia 07/02/2013 os alunos foram convidados a visitarem o espaço destinado a horta, o espaço estava cheio de mato e com vestígios de outras hortaliças, mas com aspecto de abandono. Portanto este foi o primeiro contato e a partir da observação foi elaborado estratégia de ação:
01 -Quais equipamento necessários para limpar o terreno;02 -Quando limpar, ou seja, em quais aulas da semana;
03 - Como distribuir e delegar as funções dos os interessados da duas salas na limpeza do terreno .Veja as imagens abaixo:
O FOFAMENTO E PENEIRAMENTO DA TERRA
A terra dos canteiros estavam todas compactadas, com esforço e revezamento os alunos cavaram todos os canteiros numa profundidade de 30 centímetros e em seguida peneiraram todos os canteiros para proporcionar a aeração para surpresa foram encontrados várias minhocas demonstrando que a terra é fértil.
Veja as imagens abaixo:
A MANUTENÇÃO DOS CANTEIROS
Alguns canteiros precisaram de reparos e a criatividade prevaleceu, todos os alunos se empenharam na manutenção. veja as imagens abaixo:
A ORAÇÃO
Se tratando de natureza há a circulação de energia, portando o grupo decidiu orar para que todo o trabalho desenvolvido até o presente momento e todos os esforços desprendidos pudessem surtir bons frutos, ou seja, que a produção almejadas pudessem acontecer dentro das expectativas esperadas. Veja as imagens abaixo:
O PLANTIO
Com a terra devidamente preparada chegou o momento de plantar, foram pesquisados quais plantas seriam adequadas em razão da estação do ano, pois era outono, dentre as pesquisadas o alface prevaleceu.
O plantio teve uma participação especial de uma senhora chamada Dona Bete (avó de um aluno), pois ela deu todos os requisitos técnicos desde da retirada da bandeja ao espaçamento necessário para o desenvolvimento do alface. Veja as imagens abaixo:
O CRESCIMENTO
Após algumas semanas e sob os cuidados dos alunos o alface teve volume e proporcionou uma imagem verdejante, mas isso requereu escala para irrigar tanto na parte da manhã e na parte da tarde, e nos finais de semana ficava aos cuidados da caseira da escola, houve também a limpeza dos canteiros para retirar as ervas daninhas. Veja as imagens abaixo:
O EMBELEZAMENTO
Alguns alunos constantemente questionavam e cobravam a pintura na parede do muro da horta e ao entorno dos canteiros e assim formaram um mutirão e num sábado puseram em prática, pintaram de branco o que haviam planejados. O argumento era que a cor branca iria realçar o espaço da horta e também daria um aspecto de zelo total. Veja as imagens abaixo:
O pH DA TERRA
Quase no período da colheita foram analisados o pH de todas os canteiros e os alunos fizeram com total empenhos as medições dentro dos critérios técnicos e a confirmação foi que todos os canteiros estão com os pH nos níveis aceitáveis. Veja as imagens abaixo:
A COLHEITA
Os alunos estavam ansiosos, pois o momento áureo chegou e o selecionamento de quem iria colher ocorreu de forma natural entre eles, alguns se prontificaram para colher e outros para carregar, após algumas explicações puderam literalmente cortar os pés de alfaces e encher as bacias e carregar para a cozinha da escola .Veja as imagens abaixo:
A DEGUSTAÇÃO
Os alfaces colhidos foram para a cozinha, lavados e preparados pelas merendeiras. Na merenda, todos os alunos de todos os períodos da escola puderam comer o alface produzido, colhido e totalmente orgânico.
O projeto demonstrado acima.Foi elaborada por professores com utopia e fascínio de educar, une-se a alunos com autonomia, acreditando em um futuro promissor. Deste modo, passam à cultivar suas próprias verduras para a merenda escolar. Assim, dão exemplo de responsabilidade e determinação.
Aos protagonistas desse projeto (professores e alunos)nosso admirável reconhecimento.
Ao criador do Blog professor José Raimundo Amorim, parabéns por dividir experiências maravilhosas conosco.