No dia 27 de outubro de 2013, os alunos protagonistas apresentaram o trabalho horta na X JORNADA da faculdade UNISUZ . A apresentação teve a participação e a colaboração da equipe gestora, funcionários, inspetores e dos professores. O tema do trabalho, os professores que acompanharam os alunos protagonistas, conteúdo e as imagens estão abaixo respectivamente.
PROJETO
DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SUZANO: A SALA DE AULA E A HORTA COMO LUGARES DE
ENSINO-APRENDIZAGEM
Romualdo Matos da Silva José Raimundo Amorim
EE.
Prof. José Papaiz EE. Prof. José Papaiz
UNISUZ
Em
busca de novas metodologias de ensino-aprendizagem, um grupo de professores da
EE Prof. José Papaiz, situada no Jd. Leblon – Suzano, lançou-se ao desafio de
desenvolver um projeto multidisciplinar que atendesse, inicialmento, às
necessidades de ensino-aprendizagem de duas turmas de alunos do 9° ano do
Ensino Fundamental. A proposta de se fazer um trabalho a partir de um projeto
comum – A HORTA – mostrou-se relevante, já que exigiria dos alunos a
mobilização do conhecimento de várias áreas; e, dos professores, a integração
do currículo escolar, aliada aos objetivos do projeto em execução. Assim nasceu
o Projeto Horta, cujo objetivo vai para além das questões pedagógicas em sala
de aula, já que, dentre os vários objetivos, visa despertar o olhar do aluno
para as questões ambientais a partir de sua realidade: a escola, o bairro, a
região. Objetiva também aproximar ainda mais a escola da comunidade: pais,
ex-alunos, parceiros, etc. E, finalmente, possibilitar a reflexão dos alunos
sobre a própria aprendizagem, tornando significativo o conhecimento apreendido
na sala de aula. Todo esse trabalho tem como fundamentação os pressupostos
teóricos sobre a teoria da Atividade Social (Liberali, 2009).
O ensino por meio de Atividades Sociais diz respeito ao conjunto de
ações de um grupo para alcançar um determinado motivo/objetivo, satisfazendo
necessidades dos sujeitos na vida que se vive (Marx e Engels, 2006). Envolve,
portanto, sujeitos, artefatos, objetos, comunidades, regras e divisão de
trabalho. Por outro lado, essa abordagem possibilita compreender a
historicidade social e cultural da realidade (Vygotsky, 1934).
Bibliografia.
LEGAN,
Lucia. A Escola Sustentável. São Paulo:Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
2009.
Liberali, F.
Atividade Social nas Aulas de Língua Estrangeira. Richomond, 2009.
MARX, K.
& ENGELS, F. A Ideologia
Alemã. 3ª edição. Tradução: Luis Cláudio de Castro e Costa. São
Paulo: Martins Fontes, 1845-46/2006.
PENTEADO,
Silvio Roberto. Horta Doméstica e Comunitária Sem Veneno.Campina: Editora Via
Orgânica. 2010.
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