terça-feira, 1 de outubro de 2013

APRESENTAÇÃO HORTA - X JORNADA UNISUZ

                
                No dia 27 de outubro de 2013, os alunos protagonistas apresentaram o trabalho horta na X JORNADA  da faculdade UNISUZ . A apresentação teve a participação e a colaboração da equipe gestora, funcionários, inspetores e dos professores. O tema do trabalho, os professores que  acompanharam os alunos protagonistas, conteúdo e as imagens estão abaixo respectivamente. 

PROJETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SUZANO: A SALA DE AULA E A HORTA COMO LUGARES DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Romualdo Matos da Silva                                             José Raimundo Amorim  
EE. Prof. José Papaiz                                                   EE. Prof. José Papaiz
UNISUZ


Em busca de novas metodologias de ensino-aprendizagem, um grupo de professores da EE Prof. José Papaiz, situada no Jd. Leblon – Suzano, lançou-se ao desafio de desenvolver um projeto multidisciplinar que atendesse, inicialmento, às necessidades de ensino-aprendizagem de duas turmas de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. A proposta de se fazer um trabalho a partir de um projeto comum – A HORTA – mostrou-se relevante, já que exigiria dos alunos a mobilização do conhecimento de várias áreas; e, dos professores, a integração do currículo escolar, aliada aos objetivos do projeto em execução. Assim nasceu o Projeto Horta, cujo objetivo vai para além das questões pedagógicas em sala de aula, já que, dentre os vários objetivos, visa despertar o olhar do aluno para as questões ambientais a partir de sua realidade: a escola, o bairro, a região. Objetiva também aproximar ainda mais a escola da comunidade: pais, ex-alunos, parceiros, etc. E, finalmente, possibilitar a reflexão dos alunos sobre a própria aprendizagem, tornando significativo o conhecimento apreendido na sala de aula. Todo esse trabalho tem como fundamentação os pressupostos teóricos sobre a teoria da Atividade Social (Liberali, 2009).  O ensino por meio de Atividades Sociais diz respeito ao conjunto de ações de um grupo para alcançar um determinado motivo/objetivo, satisfazendo necessidades dos sujeitos na vida que se vive (Marx e Engels, 2006). Envolve, portanto, sujeitos, artefatos, objetos, comunidades, regras e divisão de trabalho. Por outro lado, essa abordagem possibilita compreender a historicidade social e cultural da realidade (Vygotsky, 1934).


Bibliografia.
LEGAN, Lucia. A Escola Sustentável. São Paulo:Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2009.
Liberali, F. Atividade Social nas Aulas de Língua Estrangeira. Richomond, 2009.
MARX, K. & ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 3ª edição. Tradução: Luis Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1845-46/2006.
PENTEADO, Silvio Roberto. Horta Doméstica e Comunitária Sem Veneno.Campina: Editora Via Orgânica. 2010. 

VYGOTSKY, L.S. 1934. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.













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